Ir direto para menu de acessibilidade.

Breadcrumbs

Início > Valor Público da FAB > A Contribuição do CRCEA-SE na Operação Voltando em Paz
Início do conteúdo da página

Controladora de tráfego aéreo do CRCEA-SE compartilha aprendizados e desafios da Operação de Ajuda Humanitária

A 3ª Sargento especialista em controle de tráfego aéreo, Ana Victória Pereira Ribeiro, Operadora e Destaque Operacional do Controle de Aproximação de São Paulo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), participou da Operação Voltando em Paz do Governo Federal, que repatriou, em voos da Força Aérea Brasileira (FAB), brasileiros da região de conflito no Oriente Médio.

A militar do CRCEA-SE e mais 26 militares de diversas unidades da FAB, de todo o Brasil, decolaram no KC-30 no dia 20 de outubro de 2023 e retornaram três dias depois, repatriando mais de 200 brasileiros, além de animais de estimação. A presença da controladora teve o intuito de reduzir a sobrecarga da tripulação.

A Sargento, honrada por participar da Operação de Ajuda Humanitária, compartilhou sua experiência: “A Operação é um presente em todos os sentidos. Como controladora de tráfego aéreo, a missão de repatriação ‘Voltando em Paz’ foi enriquecedora. O aprendizado foi grandioso, tanto com a troca de informações com os pilotos, quanto com a dinâmica de controle de tráfego aéreo nos demais países, autorizações que se fizeram necessárias, fraseologia da língua inglesa e seus sotaques, bem como todas as demais funções envolvidas em um plano de voo. Todos esses tópicos interferem diretamente no planejamento do controlador, porém poucos têm a real dimensão da complexidade que também existe do outro lado da fonia. Aproveitei também para trocar informações e curiosidades do serviço do APP-SP, tentando contribuir com o voo de uma forma geral e ampliar a visão dos pilotos para situações que, como ATCO, conseguiria obter possivelmente um cenário mais amplo, conectando o que estávamos passando com os demais aviões que se encontravam no mesmo espaço aéreo.”, disse a militar.

 

Assessoria de Comunicação Social do CRCEA-SE

Texto: 2º Ten REP João Victor da Cruz

Fotos: Acervo Pessoal da Militar

 

Fim do conteúdo da página