Ir direto para menu de acessibilidade.

Breadcrumbs

Início > Valor Público da FAB > Simpósio AGA 2023 no CRCEA-SE: "Zonas de Proteção em Aeródromos"
Início do conteúdo da página

capa

Explorando o propósito e os desafios na elaboração de estudos aeronáuticos

 

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) sediou o Simpósio AGA 2023, cujo objetivo principal foi abordar o tema "Zonas de Proteção em Aeródromos" e promover a disseminação de conhecimento sobre a finalidade dessas zonas, incluindo aspectos relevantes na elaboração de estudos aeronáuticos. Participaram do evento operadores de aeródromos civis públicos, integrantes das Subdivisões de Aeródromos dos Órgãos Regionais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e representantes do próprio DECEA. A abertura do simpósio ficou a cargo do Tenente-Coronel Aviador Robson Laube Roque Moreira, Chefe da Divisão de Operações (DO) do CRCEA-SE, que enfatizou a importância de oferecer o melhor serviço na proteção de aeródromos.

Prosseguindo, o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Anderson Iafrate da Fonseca, abordou conceitos iniciais relacionados às Zonas de Proteção, Estudos Aeronáuticos e à avaliação de obstáculos ao redor do aeródromo. Na sequência, o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Patrick William Martins de Almeida Barbosa, apresentou os resultados dos estudos aeronáuticos realizados no Aeroporto Fazenda PortoBello (SDPA) e no Catarina Aeroporto Executivo (SBJH), explicando detalhadamente a análise do processo dentro da Subdivisão de Aeródromos (AGA) do CRCEA-SE.

No segundo dia do evento, Bruce Evangelista Pena, Engenheiro de Operações da Azul Linhas Aéreas, iniciou sua apresentação abordando dois cenários: normal e com falha de um motor. Durante a exposição, apresentou o software "My Flight", que auxilia os pilotos em situações adversas e pode ser instalado na aeronave. O engenheiro definiu obstáculos como tudo que ultrapassa a rampa de 1.2%, segundo as normas, exemplificando com o caso de Caldas Novas, onde um prédio de 180 metros foi tratado como um novo obstáculo.

Na continuidade, o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, André Felipe Ribeiro Alves, abordou a implementação de placas fotovoltaicas no sistema de iluminação para pistas de táxi, pouso e decolagem, apresentadas como uma solução em caso de irregularidade no fornecimento de energia. No entanto, o Capitão ressaltou os possíveis problemas de reflexão dos raios, classificando-as como objetos de natureza perigosa e sujeitas à aprovação do COMAER. Além destes, palestraram Everton Theodoro, com o tema "Avaliação de Obstáculos", o Primeiro Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Alecsandro Antônio Tangerino Chagas, apresentando o tema "Estudo Aeronáutico do Aeroporto Catarina e Estudo Aeronáutico do Aeródromo Fazenda PortoBello", e o Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, que conduziu a palestra com o tema "As Novas Superfícies Limitadoras de Obstáculos (OLS) - ICAO."

Encerrando o evento, o Chefe da DO agradeceu a presença de civis e militares, reforçando o propósito do Simpósio em enriquecer a vida profissional e proporcionar maior visibilidade ao tema.

Assessoria de Comunicação Social do CRCEA-SE

Texto: Suboficial Carlos Henrique Ferreira Sholl de Freitas Lima

Fotos: Soldado Diego Silva de Jesus

Edição e Revisão: Tenente João Victor da Cruz

Fim do conteúdo da página