Ir direto para menu de acessibilidade.

Breadcrumbs

Início > Valor Público da FAB > Unindo Forças para Celebrar o Dia Internacional da Mulher: Parceria entre CRCEA-SE e a UMAPAZ
Início do conteúdo da página

As mulheres do efetivo durante o evento

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no último dia 5 de março, o Serviço Social do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE )  e a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz  (UMAPAZ)  uniram forças em um evento especial para celebrar e reconhecer as contribuições das mulheres na sociedade e nas instituições militares.

A parceria entre o CRCEA-SE, responsável pela parcela do espaço aéreo com a maior densidade de movimentos do país, e a UMAPAZ, conhecida por seu compromisso com a promoção da paz e da sustentabilidade, trouxe uma perspectiva para as celebrações do VII Encontro de Mulheres em Destaque. O evento, realizado na sede da UMAPAZ, reuniu mulheres militares e civis para uma série de atividades inspiradoras e educativas.

Durante a cerimônia de abertura do encontro, o Comandante Interino do CRCEA-SE, Tenente-Coronel Aviador Fábio Lourenço Carneiro Barbosa, e os representantes da UMAPAZ, o senhor José Carlos da Silva Paludeto e a senhora Gabriela Chabbouh, destacaram a importância da parceria e ressaltaram o papel crucial das mulheres na promoção da paz, segurança e desenvolvimento sustentável."Fiz questão de estar presente nesse evento e quero ressaltar a importância do efetivo feminino do CRCEA-SE que se destaca nas suas áreas de atuação. A valorização da mulher no CRCEA-SE e na sociedade é de vital importância.", ressaltou o Comandante do CRCEA-SE.

Em seguida, o grupo de mulheres vivenciou a prática das Danças Circulares, refletindo a metodologia Integrativa na abordagem dos temas socioambientais e dos valores da Cultura de Paz. Segundo Estela Maria Guidi Pereira Gomes, coordenadora do Programa de Metodologias Integrativas da UMAPAZ, as Danças Circulares resgatam passos inspirados na cultura dos povos trazendo ao momento presente valores como respeito, união e cooperação. Estas danças levam à vivência da totalidade, à experiência da inteireza, juntando o trabalho físico e emocional pelo ritmo, harmonia, cooperação, energia do círculo e outros aspectos que facilitam o contato entre os indivíduos, o grupo e a natureza, tornando-se uma vivência capaz de trazer em um curto espaço de tempo reflexão e mudança.

Além disso, o grupo participou de uma vivência da técnica de psicodrama, com o tema “Entre tantos papéis, onde estou? Quem sou? O processo de (auto) reconhecimento da mulher no mundo atual”. A atividade foi ministrada por Andreia Freitas Barreto, psicóloga, psicodramatista e CEO da empresa de autoconhecimento e desenvolvimento A CHAVE PAR.  A Psicóloga Andreia, ressaltou que o Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.

Um dos pontos altos do evento foi o compartilhar, a criatividade e o ato espontâneo vivenciados pelas mulheres nas atividades. Na oportunidade, as mulheres puderam compartilhar suas histórias e se emocionarem. A Psicóloga, Andreia atrás da técnica encorajou as participantes fortalecendo a necessidade de aceitarem desafios para evidenciar o potencial da mulher, e as incentivou a ser protagonistas de suas histórias.

Ao final do dia, houve uma confraternização onde as participantes puderam compartilhar suas experiências, trocar ideias e fortalecer os laços de solidariedade e apoio mútuo.

A Primeiro Tenente Luciara Bertolin Da Silva Mechqi,  Chefe da Subdivisão de Assistência Integrada, ressaltou que a parceria entre CRCEA-SE e a UMAPAZ na celebração do Dia Internacional da Mulher foi um exemplo inspirador de como diferentes setores da sociedade podem se unir para promover a igualdade de gênero, a paz, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das pessoas no planeta. Que essa colaboração continue a florescer e a inspirar futuras gerações de mulheres em todo o país.

 

Fala de mulheres:

A atividade o Dia Internacional da Mulher foi uma Ideia inovadora, agradável e relaxante.”

2º Tenente Patrícia Vera – Seção AIAC

 

Achei que seria apenas uma palestra, mas foi algo surpreendente. Mexeu com nossas emoções e nos levou à reflexão. Todas saíram de lá impactadas.”

2S QSS Rayane Barros de Sousa - Auxiliar Contratos

 

Só tenho a agradecer e dizer que foi um dos melhores eventos já promovidos pelo serviço social.”

CV Isabelle Costa- Seção Licitações

 

Na minha opinião, foi um dos melhores eventos sobre mulher que já tivemos aqui. Foi muito bom interagir com outras militares, principalmente com aquelas com as quais não temos contato no dia a dia. As dinâmicas nos fizeram refletir sobre nós mesmas, como seres humanos e mulheres que existem por trás dessa farda. No cotidiano, nem sempre paramos para pensar nisso, mas gostei muito”.

2S QSS Angela Cristina De Brito Paula – Auxiliar Seção de pessoal militar

 

Participar desse evento foi uma das melhores experiencias que já tive. Foi um evento muito interativo, e todas as mulheres gostaram”. Principalmente, pude sair um pouco da OM, conhecer outro ambiente e ter contato com outras pessoas”. Foi perfeito!

2S QSS Adriane de Campos Silva - Auxiliar Controle Interno

 

Achei que foi uma experiência intensa, repleta de conhecimentos e descobertas sobre nós mesmos”.

2S QSS Leticia Helena Ramos – Auxiliar AIMI

 

O encontro com mulheres foi muito acolhedor, e trouxe uma oportunidade de contato e integração com diferentes mulheres de diferentes setores do CRCEA-SE, uma vivencia surpreendente a todas as militares e civis presentes, comemorando o dia das Mulheres com muita alegria, paz e autoconhecimento”.

CV Janaina Granta – Chefe Assessoria Jurídica - AJUR

Texto: Tenente Bertolin

Fotos: Tenente Victor

Fim do conteúdo da página